Na tarde de terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, na cidade de Guanhães-MG, por volta das 15h30min, um grande temporal caiu sobre a localidade causando transtornos para muitos munícipes, principalmente relacionado há pontos de alagamentos em vias.
Era perceptível que algo se sucederia naquele dia típico de verão. Iniciando a manhã com névoas que cobriam principalmente os topos dos morros que circundam a cidade, com o aumento do "mormaço" (calor e umidade) durante o decorrer das horas, até a formação de grandes instabilidades no meio da tarde.
A carta sinótica a seguir, disponibilizada pela Marinha do Brasil, datada do mesmo dia, com horário de 12h, nos ajuda a compreender os sistemas atuantes sobre a região sudeste naquelas horas:
1) Atuação de uma ZCAS no Centro-Sul de MG causando instabilidade, e uma passagem de frente fria na costa do Rio de Janeiro jogando ventos úmidos para o leste de MG, bastante quente. Criando um gradiente de temperatura amplificando as instabilidades atmosféricas.
No meu pluviômetro particular, localizado em minha residência no alto do Bairro Amazonas/Jardins, foram registrados por volta de 65 milímetros de chuva em um período de 40 minutos. Enxurradas, ventos fortes, pontos de alagamentos e inundações de trechos da Avenida Milton Campos, Rua do Mercado, Rua Afonso Gonçalves, etc.
Comentários
Postar um comentário