Apesar dos recentes movimentos migratórios de conterrâneos para o exterior, Guanhães é uma das cidades da Região Intermediária de Gov. Valadares (IBGE, 2017) que mais atraem migrantes para residirem.
Dados obtidos de um estudo da Fundação João Pinheiro (2020), com base no censo de 2010 e flutuações periódicas analisadas anualmente, Guanhães se destaca na região como umas das pouquíssimas cidades com saldo migratório positivo, ou seja, atrai pessoas.
Em 2010 a população de Guanhães era de 31.262, em 2021 dados estimados pelo IBGE, gira em torno de 34.818 habitantes. O município tem uma taxa de fecundidade relativamente baixa (1,62 filhos por/mulher), o que não seria o fator majoritário para o aumento populacional médio anual.
A região intermediária de Gov. Valadares, na qual pertencemos é a terceira do Estado que mais "expulsa" populações. Do ponto de vista socioeconômico, Guanhães demonstra muito potencial para seu desenvolvimento nas próximas décadas. Exemplo este, que os moradores podem observar, é o aumento recente da população dos bairros com forte expansão imobiliária, atração de novos empreendimentos comerciais (inclusive novas e renomadas redes), além do grande movimento flutuante mensal de prestação de serviços - que inclusive é refletido no trânsito.
Políticas públicas viáveis e propositivas, incentivos e boa administração municipal devem ser o norte para a atração de investimentos e melhoria na qualidade de vida de todos os nativos e "adotados".
Do ponto de vista demográfico, se permanecer esse cenário pelos próximos anos, Guanhães não sofrerá tanto com problemas de crescimento laboral produtivo, por falta de "jovens e crianças" - devido ao envelhecimento da população brasileira - sendo que estes serão a população em idade ativa (PIA) que poderão manter estabilizada a população economicamente ativa (PEA).
Ps; Hoje a população de Guanhães segundo o censo demográfico de 2022 é de 32.244 habitantes.
Comentários
Postar um comentário